21 de março de 2011

Respostas (sobre a Igreja Católica e a salvação)


RESPOSTAS (SOBRE A IGREJA CATÓLICA E A SALVAÇÃO)

CS. Lewis diz que “Deus não nos salva por sermos bons, mas nos torna bons por ter-nos salvo”. “Jesus morreu pelos pecadores indignos, sem nenhum atrativo nem mérito”, afirma Billy Grahan. Pois, “o que levou Deus agir em nosso favor não foi algo em nós (algum suposto mérito), mas, algo Nele mesmo (Seu próprio favor que não merecíamos).”

76ª Resposta - Sobre a salvação pelas obras.
Para o catolicismo, as boas obras ajudam na salvação. Tal crença despreza o grande amor de Deus. Somos salvos pela graça e não por méritos pessoais. Francis Shaeffer diz que “A fé é simplesmente as mãos vazias com as quais você aceita a dádiva de Deus.” “Comparado a Sua perfeição, conclui Russell Shedd, nossa bondade assemelha-se a um esgoto ao ar livre que corre ao lado de um riacho montesino de águas cristalinas.”

A Bíblia responde:
1. A salvação vem de Deus (Sl 27.1; 37.39; 62.2; Is 12.2; 25.9; Jr 3.23; Sf 3.17; 1Tm 4.10);
2. Somente por meio de Cristo (Lc 1.69; 2.30). A única porta (Jo 10.9). O único Salvador (At 4.12).
Somos justificados pelo Seu sangue (Rm 5.9; 1Ts 5.9).
3. A salvação é um dom imerecido de Deus (Jo 3.16; 4.10; Rm 5.15; 6.23; 8.32; 2Co 9.15; Ef 2.8-10; Mt 7.12; Jo 6.32; At 15.11; Rm 5.18; 1Jo 4.9; 1Jo 5.11).

77ª Resposta - Sobre a salvação que vem através da religião.
A Bíblia fala de Cornélio (At 10.2): “Ele era religioso com toda sua casa, fazia esmolas e orava a Deus”. Pedro, porém, mostrou-lhe o único meio de ser perdoado e salvo.

A Bíblia responde: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré. Os que nele crêem recebem o perdão dos pecados por meio do seu nome” (At 10.38-43; Bíblia Ave-Maria). “A graça, porém, retorna tudo a Deus, de quem originalmente fluiu. Não atribui bem nenhum a si.”

O caso de Nicodemos
Nicodemos era um homem muito religioso e temente a Deus. Ele era uma espécie de padre. Contudo, Jesus lhe diz: “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer de novo não poderá ver o Reino de Deus” (Jo 3.3; Bíblia Ave-Maria). Muitos, no entanto, afirmam que serão salvos por causa da Igreja. Dizem: “Em nasci nesta religião e morrerei nela.” A Igreja existe para servir, mas não serve para salvar.

A salvação pelo esforço próprio
No caso de Lc 18.9-14, Jesus conta que o fariseu dizia como muitos, parafraseando: “Sou uma boa pessoa, procuro fazer o bem, nunca roubei e não desejo o mal para ninguém.” Mas, “ele orava de si para si”, por isso não foi salvo e sim o publicano, que reconheceu que as obras nada valem para salvar.

78ª Resposta - Sobre a salvação pelos mandamentos e tradição.
Á Lei não justifica ninguém diante de Deus.” “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras, para que ninguém se glorie.” “Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é a força salvadora de Deus para todo aquele que crê” (Gl 3.10-11; Ef 2.8-9; Rm 1.16-CNBB).
Somos salvos para praticar boas obras, mas não fomos salvos porque praticamos boas obras. Só Jesus salva.

79ª Resposta - Sobre a salvação peta maravilhosa graça.
Por que o ladrão foi salvo? É simples, o seu pecado foi perdoado sem que tenha merecido. “Deus demonstra o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, quando éramos ainda pecadores” (Rm 5.8).
Assim é o grande amor de Deus: quando nos arrependemos, Ele decide graciosamente esquecer que pecamos. É por isso que a Bíblia diz: “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo a sua misericórdia. Ele nos salvou” (Tt 3.5).
“O salário do pecado é a morte, enquanto o dom de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus. E são justificados (tornados justos) gratuitamente por sua graça” (Rm 6.23-24; Bíblia Ave-Maria).

Quem pode ser salvo?
Jesus deu-lhe garantia da salvação, quando afirmou: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso” Lc 23.39-43). Que bem ele praticou? Nenhum! Ao contrário, ele admitiu que merecia estar ali. Disse: “recebemos o que merecemos pelos nossos crimes”. Ele merecia o inferno, mas foi para o paraíso! Por quê? “Deus é o autor da reconciliação e Cristo é seu agente.” “A solução vem do lado de Deus, não do nosso.”
Billy Grahan explica que “na cruz nossos pecados foram julgados. O pecado sendo julgado e a justiça de Deus satisfeita, a porta do perdão e da salvação foi aberta.”

A Bíblia responde:
“Em Deus não existe fome a ser satisfeita, apenas fartura que deseja doar”. Se você acreditar que o bem que você faz pode salvá-lo, então de nada valeu a morte de Jesus. Neste caso, você estará rejeitando a dádiva de Deus, dizendo que você pode fazer melhor que Jesus. “Eu não poderia pagar um milésimo do preço que Deus já pagou”.
Por isso, diz C. S. Lewis, “acredito que os perdidos são, de certa forma, rebeldes bem-sucedidos até o fim; que as portas do inferno são fechadas por dentro” (Lc 3.6; At 2.21; Rm 5.18; 10.13; 1Tm 2.4; Tt 2.11, 12; 2Pe 3.9).

Não sou detentor da verdade absoluta, mas a Palavra de Deus é! Como homem sou carente da graça de Deus e necessito de sua misericórdia. Importa que eu diminua e Cristo cresça. TODA A GLÓRIA SEJA DADA AO NOSSO DEUS.

POR FIM, DESEJO COM PROFUNDA SINCERIDADE QUE ESTAS PALAVRAS SEJA REMÉDIO PARA VOSSA ALMA.
Não estou preocupado com criticas. Se houver alguma dúvida, pergunte! Estou a disposição para lhe ajudar. Em nome de Jesus.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5.23)

Fonte da foto: http://www.blogdosempreendedores.com.br/wp-content/uploads/2010/03/respostas-01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.