21 de março de 2011

Respostas (sobre o papa)


RESPOSTAS (SOBRE O PAPA)

A história mostra que o papado foi criado com fins políticos. O primeiro papa foi Leão I (440-461d.C.) e não Pedro. Não há este título na Bíblia (Ef 4.11).

66ª Resposta - Pedro foi o primeiro papa?
Usa-se Mt 16.16-19 para afirmar-se que Pedro foi o primeiro papa. De fato, o termo usado aqui por Jesus para Pedro é pedra.
Contudo, a palavra no grego é “petrós”. Jesus empregou-a com o sentido de “pedrinha”. Já para a palavra pedra, da frase sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.
Jesus usou o termo grego “petras” para designar rocha (grande pedra). Conclusão: A Bíblia responde que Pedro não passa de uma pequena parte da edificação.
Ele mesmo (Pedro) escreve em 1Pd 2.4-10 que JESUS é a Pedra de Esquina, e que ele, o próprio Pedro, com a igreja, são as pedrinhas que compõem o edifício de Deus.

67ª Resposta - Sobre o Papa ter a chave do céu.
A Bíblia responde que Jesus, sim, e não o Papa tem a chave do céu (Ap 3.7-8; Ef 5.23). Esta autoridade pertence exclusivamente ao Filho de Deus.
Ele tem a chave porque é o próprio dono do céu.

68ª Resposta - Sobre Pedro ter sido o Papa da Igreja Primitiva.
A Bíblia responde que o próprio Pedro se posiciona como um presbítero (1Pd 5.1-4). Além do mais, quem esteve à frente do 1º Concílio da Igreja, em Jerusalém, foi Tiago, conhecido como joelho de camelo, e não Pedro.

69ª Resposta - Sobre o Papa permitir que se ajoelhem diante dele.
A Bíblia responde que o homem deve ajoelhar-se somente diante de Jesus (Fp 2.9-11). Como o Papa permite ajoelharem-se diante dele, se Pedro e os anjos o proíbem? (At 10.25-26, Ap 18.1;
19.10).

70ª Resposta - Sobre o Papa ser o Pontífice.
A Bíblia responde que Pedro foi duramente repreendido por Jesus, quando lhe disse: para trás de mim Satanás. (Mt 16.23).
Talvez seja necessário dizer isso algumas vezes à figura histórica do Papa. O apóstolo Paulo deu uma dura em Pedro, resistindo-lhe na cara, por causa de sua dissimulação com os judeus (Gl 2.11).
Como poderia ocupar uma posição de Pontífice em tais condições? Ora, se ele não pode, muito menos seus sucessores, segundo o catolicismo. E, como Pedro teria sido o Papa se era casado, enquanto o Papa e os padres não podem casar? (Mc 1.29-30)

Leia Mt 23.9.
1. Jesus é o Sumo Pastor (1Pe 5.4). Ele nos conhece. (Jo 10.14, 27)
2. É o Pontífice, chefe invisível da Igreja. (Jo 14.6; Ef 1.20-22)

71ª Resposta - Sobre a vida sexual do papa.
A Bíblia responde que Pedro não poderia ter sido o papa porque ele era casado, enquanto o Papa e os padres não podem casar. (Mc 1.29-30) Leia Mt 23.9.

Conheça melhor a vida sexual de alguns papas: amante de sua própria filha Lucrécia Bórgia.
(leia LEONEL, Pr. Sebastião, A Face Oculta do Catolicismo Romano, São Paulo - SP, MXM Gráfica & Editora Ltda., 2000, p.41).

72ª Resposta - Sobre a perseguição da Igreja Católica aos que defendia ser a Bíblia o único fundamento da fé Thomas à Kempis, respeitado pelos católicos e autor de A Imitação de Cristo, diz: “deve-se buscar a verdade na Escritura Sagrada.” Veja alguns casos de perseguição:

• João Huss, reitor da Universidade de Praga, foi queimado vivo por pregar contra o purgatório e as imagens. Savonarola foi enforcado por denunciar as imoralidades do papa Alexandre VI (1492- 1503).

• O Pe. Anchieta, beatificado por João Paulo II, em 1980, tido como santo, promoveu o enforcamento do Pr. Jean Jacques Le Balleur, o João Bollés, em 1567, no Rio de Janeiro, além de ser acusado de esmagar mamelucos e escravizar índios.
A Bíblia responde: Por que a Igreja teve este tipo de perseguição ao livre exame da Bíblia?
Leia Jo 8.32. O conhecimento da verdade liberta: Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

73ª Resposta - Sobre a Inquisição.
A Inquisição foi o período em que a Igreja perseguiu os hereges. Em seu “Livro das Sentenças da Inquisição” (Liber Sententiarum Inquisitionis) o padre dominicano Bernardo Guy (Bernardus Guidonis, 1261-1331), um dos mais completos teóricos da Inquisição, descreveu vários métodos de tortura, usados pela Igreja.

Analise:
• A manjedoura - para deslocar as juntas do corpo;
• As Botas Espanholas - para esmagar as pernas e os pés;
• A Virgem de Ferro - um pequeno compartimento em forma humana, aparelhado com facas, que, ao ser fechado, dilacerava o corpo da vítima;
• A roda do despedaçamento – funcionou na Inglaterra, Holanda e Alemanha e destinava-se a triturar os corpos dos hereges;
• O esmaga cabeça - máquina usada para esmagar lentamente a cabeça;
• Outros instrumentos - suspensão violenta do corpo, amarrado pelos pés, provocando deslocamento das juntas; chumbo derretido no ouvido e na boca; arrancar os olhos; açoites com crueldade; forçar os hereges a pular de abismos, para cima de paus pontiagudos; arrancar unhas; ferro em brasa sobre várias partes do corpo; engolir excrementos e urina.

A Bíblia responde: UMA IGREJA DE DEUS USARIA TAIS ARTIFÍCIOS? A Bíblia é contra esta prática. Veja a resposta em Mateus 5.7 (Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia).

74ª Resposta - Sobre a foto e as bênçãos do Papa.
Muitos têm o retrato do papa para benzer suas casas. Pense: O papa conhece você, sabe seu nome, onde mora? Não se pode se atribuir todos esses acontecimentos às bênçãos dos papas, mas verificam que são inócuas. Seria bom evitá-las, porque a Bíblia responde há certas bênçãos do sacerdote “que se transformam em maldições”. (Malaquias 2.2)

Veja alguns casos curiosos baseados no livreto do Pastor Lauro de Barros Campos. As bênçãos divinas trazem êxito, solução de problemas, proteção, etc. mas as bênçãos dos papas são suspeitas.

Analise:
5º caso. O papa Bento XV em solene cerimônia abençoou o duque Francisco Fernando, da Áustria e então começaram suas desgraças; nunca houve na Europa soberano mais infeliz. Perdeu o trono e foi um dos causadores da Grande Guerra.
6° caso. O Arcebispo do Peru morreu 43 dias depois da benção do papa. Deram-lhe um cálix (ou cálice?) envenenado em Vierns Sanctus.
7º caso. Os navios Santa Maria e América receberam as bênçãos do papa em 24 de dezembro 1971; nesse dia ambos afundaram; a bordo do primeiro havia 11 freiras.
8º caso. No quarto Centenário, o Brasil recebeu a bênção do papa; então vários bancos do Rio faliram, houve desemprego e suicídios.
9º caso. Em 1905, volta o papa a abençoar nossa terra; então tivemos a praga dos gafanhotos e a catástrofe do Aquidabã. (Leia, FILHO, Cipriano Marques, Papas, Detalhes Curiosos, São José dos Campos - SP, Shemá Produções, 2002, p. 23).

75ª Resposta - Sobre a infalibilidade papal.
Esta doutrina, de Pio IX, 1870, diz que o papa não falha (Mt 10.18; Ec 7.20, 1Rs 8.46). Porque o próprio papa a teria criado?
Neste caso não necessitamos mais de Deus, temos um na terra. Como um papa infalível, Eugênio IV (1431-1447), teria condenado Joana D’Arc (1412-1431) a ser queimada como bruxa, e Benedito XV, poderia tê-la declarado santa em 1920? Só Deus é infalível (Tg 1.17).

Os crimes dos Papas:
• A Inquisição matou em todo o mundo vinte e cinco milhões de pessoas. Em 1208 exterminaram os cristãos Albigenes, no Sul da França. O padre Dominicano espanhol Tomás de Torquemada foi quem comandou, por, oito anos, a morte de 10.200 cristãos não católicos, que incluíam intelectuais e maçons. Foram queimados vivos, Foi horrível! O bispo Hooper, foi sacrificado com pouco fogo e gritava!

• Só na Espanha, 31.912 cristãos, além de livres pensadores foram mortos pelos papas. 291,450 foram martirizados e 2 milhões foram banidos. A Espanha, que era nação poderosa, tomou-se, pois, sem expressão. De 1500 a 1558, Carlos V exterminou, a mando do papa em exercício, 50 mil cristãos.

• De 1572 a 1585, o Papa Pio V, organizou o extermínio de 100 mil anabatista. Esse mesmo papa com, os jesuítas, insuflou as igrejas a. exterminar mais de 70 mil protestantes na noite de 24 de agosto 1572, na França. Essa façanha foi tão maravilhosa aos olhos desta besta humana, o papa Pio V, que cunhou moedas comemorativas ao massacre, Em 1590 o Vaticano incentivou as igrejas e eliminarem 200 mil Huguenotes.

• O monarca alemão, Fernando II, no ano de 1578, instigado pelos padres jesuítas, começou uma guerra de extermínio contra os protestantes. Essa guerra religiosa terminou em guerra política e tirou a vida de 15 milhões de pessoa, nos anos de 1618 a 1648. Na 2ª Guerra (1939 a 1945), o Vaticano envolveu-se escandalosamente. A imprensa mostrou o clero abençoando as tropas e armamentos italianos que partiram para matar os negros da Etiópia. É ao Papa que chamam de infalível? Mas, o Papa pediu perdão. Ora, por que usar o papa-móvel, então? Acaso, quem é infalível, precisa ser perdoado?

Não sou detentor da verdade absoluta, mas a Palavra de Deus é! Como homem sou carente da graça de Deus e necessito de sua misericórdia. Importa que eu diminua e Cristo cresça. TODA A GLÓRIA SEJA DADA AO NOSSO DEUS.

POR FIM, DESEJO COM PROFUNDA SINCERIDADE QUE ESTAS PALAVRAS SEJA REMÉDIO PARA VOSSA ALMA.
Não estou preocupado com criticas. Se houver alguma dúvida, pergunte! Estou a disposição para lhe ajudar. Em nome de Jesus.

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 5.23)

Fonte da foto: http://www.blogdosempreendedores.com.br/wp-content/uploads/2010/03/respostas-01.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.