8 de outubro de 2011

Caleb Davis Bradham


Então, Pepsi ou Coca-cola???
Tá difícil escolher, enquanto você pensa postamos a biografia do criador da Pespi.

Caleb Davis Bradham (27 de maio de 1867 - 19 de fevereiro de 1934) foi um inventor e farmacêutico norte-americano e criador do refrigerante Pepsi-Cola. Nascido na cidade de Chinquapin, Condado de Duplin, Carolina do Norte.

Graduou-se na Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e freqüentou a Universidade de Maryland de Medicina. Em 1890, ele foi expulso da Universidade de Maryland de Medicina, devido aos negócios do seu pai ido à falência. Depois de regressar à Carolina do Norte, ele foi um professor de escola pública durante um ano, e logo depois abriu uma drogaria em "New Bern" chamado de "Bradham Drug Company", que, como muitas outras drogarias do tempo, também abrigava uma fonte de soda.

Esta drogaria, localizava-se na esquina da rua do Middle e Rua Pollock, no centro de New Bern, é onde Bradham, em 28 de agosto de 1898, inventou uma mistura de extrato de noz de cola, baunilha e óleos raros - para O que era inicialmente conhecido como "Brad's Drink", mas que logo foi rebatizado de Pepsi-Cola. Bradham nomeou sua bebida após uma combinação dos termos pepsina e cola, como ele acreditava que a bebida ajudou a digestão bem como a enzima pepsina faz, mesmo que ele não foi usado como um ingrediente. Seu assistente James Henry King foi o primeiro a provar a nova bebida.

Em 24 de dezembro de 1902, a Pepsi-Cola Company foi incorporada na Carolina do Norte, com Bradham como presidente, e em 16 de junho de 1903 a Pepsi primeira marca Cola foi registada. Também em 1903, ele mudou a produção de sua Pepsi-Cola de sua drogaria para um prédio alugado próximo. Em 1905, Bradha, começou a vender a Pepsi-Cola com seis garrafas de onça (até este tempo, ele vendeu a Pepsi-Cola como um xarope apenas), e concedeu duas franquias de engarrafamento Carolina do Norte.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caleb_Bradham

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.