6 de outubro de 2011

Genética



Genética

A genética é um ramo da Biologia que vem despertando interesse em leigos e estudiosos há muito tempo. Atualmente, a maior parte das pessoas tem a noção de que em seu corpo existem "partículas" ou "entidades", herdadas de muitas gerações ancestrais, que determinam os traços que caracterizam cada um de nós.

Existe, em qualquer pessoa, uma grande expectativa quando a saber como serão os filhos - que sexo terão, se "puxarão" mais ao pai ou à mãe, ou ainda ao avô, que cores terão seus cabelos e seus olhos; questões como essas se colocam a praticamente todas as pessoas, mesmo àquelas de pouca instrução. A Genética, obviamente, não responde questões como essas, no entanto ele nos dá condições para que calculemos a probabilidade de ocorrência de muitos desses eventos hereditários.

A preocupação do homem com a herança de caracteres hereditários é muito antiga; desde a mais remota antiguidade o homem tem procurado explicar o porquê de os filhos assemelharem-se aos pais.

Em meados do século XIX, os trabalhos de Gregor Mendel, de importância reconhecida apenas em 1900, apontaram para a existência de fatores hereditários que se transmitem segundo leis definidas. Eram assentadas então as bases da Genética, ramo da Biologia que estuda a herança. Já em pleno século XX, nos anos 20, ficou definitivamente estabelecido que os fatores hereditários, então chamados genes, estão localizados nos cromossomos das cédulas. No início dos anos 50, o avanço da bioquímica celular culminou com a descoberta da natureza química moderna acerca de o que é o gene, como funciona e como é transmitido de geração em geração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.