6 de outubro de 2011

Interações genéticas



Interações genéticas

Dois ou mais pares de alelos podem contribuir para um mesmo fenótipo. Interação genética é a participação conjunta de dois ou mais pares de genes na determinação de um dado traço fenotípico.

Em muitos casos, um traço fenotípico é condicionado por dois ou mais pares de genes que interatuam; podemos chamar genericamente esses fenômenos de interações genéticas.

Muitos dos casos de interações genéticas, comumente chamadas de interações epistáticas ou epistasia, implicam variações da clássica proporção fenotípica de 9:3:3:1, quando do cruzamento de indivíduos heterozigotos para um caráter determinado por 2 pares de genes que se segregam independentemente.

Essas interações podem acarretar proporções 9:3:4 (epistasia recessiva), 13:3,9:7 e várias outras modificações da proporção 9:3:3:1, preconizada na 2ª lei de Mendel.

Existem, também, interações não-epistáticas, como o caso das cristas das galinhas em que se conserva a proporção 9:3:3:1.

A herança quantitativa, também chamada herança poligênica, resulta de participação aditiva de muitos genes (poligenes) na manifestação de um traço. A variação entre as classes de fenótipo é contínua e quantitativa.

Genótipos que controlam caracteres quantitativos são possíveis de seleção, isto é, cruzamento selecionados podem acentuar certos caracteres terminais, aumentando sua média na descendência. Traços desse tipo, como peso em animais, produção de leite, número de grãos de espiga, etc., vêm sendo selecionados intuitivamente pelos criadores e animais e plantas domésticos desde épocas pré-históricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.