6 de outubro de 2011

O que é gene?



O que é gene?

O descobridor dos ácidos nucléicos foi o suíço Friedrich miescher, um dos primeiros estudiosos da bioquímica da célula. O propósito de Miescher era estudar o núcleo celular por meio da análise química. Ele trabalhou com células brancas do sangue, que se encontram aos milhares no pus formado em feridas infeccionadas.

Entre as primeiras idéias sobre hereditariedade, podem-se destacar o pré-formismo dos indivíduos nos gametas (teoria do homúnculo) e a teoria dos pangenes, duas entre as muitas idéias iniciais sobre herança. Foram os trabalhos de Gregor Mendel, redescobertos em 1900, que assentaram firmemente a idéia dos fatores hereditários (ou genes).

A evolução dos conhecimentos levou à descoberta das nucleínas (Miescher), posteriormente chamadas de ácidos nucléicos. Os dois tipos de ácidos nucléicos descobertos foram o DNA (ácido desoxirribonucléico) e o RNA (ácido ribonucléico).

Em 1944, Avery e colaboradores contribuíram para a importante descoberta de que o DNA é a substância da hereditariedade, o material hereditário dos seres vivos.

As diferenças estruturais entre DNA e RNA são, respectivamente, o tipo de açúcar (desoxirribose e ribose), um dos quatro tipos de cadeia molecular (dupla-hélice no DNA e cadeia simples no RNA).

Técnicas como a de Feulgen revelam que o DNA é constituinte dos cromossomos das células vivas; o material hereditário, portanto, os genes, situam-se nos cromossomos, como já havia sido evidenciado por outros métodos não-diretos.

A formulação do modelo da dupla-hélice do DNA, por Watson e Crick em 1953, permitiu explicar convenientemente algumas das propriedades do DNA como material hereditário.

O DNA é capaz de se autoduplicar em um processo semiconservativo. Isto permite explicar como a mensagem genética nele escrita pode ser perpetuada na descendência.

O RNA é um ácido nucléico acessório no processo da hereditariedade; é sintetizado a partir de uma molécula de DNA que lhe serve de modelo.

Sabe-se que o DNA controla as características por via indireta; na verdade, o DNA rege a síntese das enzimas que controlam as reações biológicas, bem como rege também a síntese das proteínas estruturais dos organismos; em última análise, portanto, o DNA controla os aspectos morfológicos (forma) e fisiológicos (função) dos seres vivos, através do controle da síntese das proteínas.

No processo de síntese das proteínas, o DNA é o detentor da mensagem genética, escrita em um código molecular da seqüência das bases nitrogenadas (código genético). Participam também do processo de síntese de proteínas três tipos de moléculas de RNA: RNA mensageiro (RNAm), RNA ribossômico (RNAr) e RNA transportador (RNAt) com funções bem definidas no processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.