10 de janeiro de 2012

Cecília Meireles


Cecília Benevides de Carvalho Meireles

Nasceu a 7 de novembro de 1901, no Rio de Janeiro. Órfã de pai e mãe desde os três anos de idade, foi criada pela avó materna. Em 1917 forma-se na Escola Normal do Rio, dedicando-se ao magistério primário. Estréia em livro com Espectros (1919).
A partir da década de 30, leciona literatura brasileira em várias universidades. Morreu a 9 de novembro de 1964, no Rio de Janeiro.
Cecília Meireles inicia-se na literatura participando da chamada 'corrente espiritualista', sob influencia dos poetas que formariam o grupo da revista Festa, de inspiração neo-simbolista. Posteriormente afasta-se desses artistas, sem, contudo, perder as características intimistas, introspectivas, numa permanente viagem interior. Em vista desses fatores, sua obra reflete uma atmosfera de sonho, de fantasia e, ao mesmo tempo, de solidão e padecimento, como afirma a escritora:
"Mas creio que todos padecem, se são poetas. Porque, afinal, se sente que o grito é o grito; e a poesia já é o grito (com toda a sua força) mas transfigurado."
Um dos aspectos fundamentais da poética de Cecília Meireles é sua consciência da transitoriedade das coisas; por isso mesmo, o tempo passa, é fugaz, fugido.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 268-269)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.