11 de janeiro de 2012

Clarice Lispector


Clarice Lispector

Nasceu em Tchetchelnik, Ucrânia, URSS, a 10 de dezembro de 1925. Com dois meses de idade, veio com a família para o Brasil. A própria escritora assim se refere à infância:
"Sou brasileira naturalizada, quando, por uma questão de meses, poderia ser brasileira nata. Fiz da língua portuguesa a minha vida interior, o meu pensamento mais íntimo, usei-a para palavras de amor. Comecei a Escrever pequenos contos logo que me alfabetizaram, e escrevi-os em português, é claro. Criei-me em Recife.
Com sete anos eu mandava histórias e histórias para a seção infantil que saía às quintas-feiras num diário. Nunca foram aceitas."
LISPECTOR, Clarice. In: WALDMAN, Berta. Clarice Lispector. São Paulo, Brasiliense, 1983. p. 9-10. Col. Encanto Radical.
Em 1937, transfere-se para o Rio de Janeiro, onde cursa o secundário; inicia o curso de Direito. Estudante ainda, escreve seu primeiro romance, Perto do coração selvagem, publicado em 1944. Acompanha o marido em viagens à Itália, Suíça e Estados Unidos. Retorna ao Rio de Janeiro na década de 1950.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 311-32)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.