10 de janeiro de 2012

Joaquim Manuel de Macedo


Joaquim Manuel de Macedo

Nasceu a 24 de junho de 1820, no Rio de Janeiro. Em 1844, mesmo ano em que se forma em Medicina pela Faculdade do Rio de Janeiro, publica seu primeiro romance - "A Moreninha".
Faleceu a 11 de abril de 1882 na cidade do Rio de Janeiro.
A obra de Macedo representa todo o esquema e desenvolvimento dos romances românticos iniciais: descrição de costumes da sociedade carioca, suas festas e tradições, com caráter documental, estilo fluente e leve, numa linguagem simples, que beirava o desleixo, tramas fáceis, pequenas intrigas do amor e mistério, um final feliz com a vitória do amor.
Com esta receita, Macedo consegue ser o autor mais lido do Brasil no final da década de 40 e início dos anos 50, até sofrer a concorrência de Alencar e seu "O guarani (1857)"
Macedo foi, por excelência, o escritor da classe média carioca em oposição à aristocracia rural. sua pena tinha o "gosto burguês"; seus romances eram povoados de jovens estudantes idealizados, moçoilas casadoiras ingênuas e puras e outros tipos que perambulavam pela agitada cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 96)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.