10 de janeiro de 2012

Machado de Assis


Joaquim Maria Machado de Assis

Nasceu a 21 de junho de 1839 no Morro do Livramento, Rio de Janeiro. Seu pai era brasileiro, mulato e pintor de paredes; sua mãe era portuguesa da ilha de Açores e lavadeira.
Frequentou por pouco tempo uma escola pública, onde aprendeu as primeiras letras: aos 16 anos já frequentava a tipografia de Paula Brito, onde se publicava a revista Marmota Fluminense, em cujo número de 21 de janeiro de 1855 sai o poema "Ela": era a estréia de Machado de Assis nas letras.
No ano seguinte, começa a trabalhar como aprendiz de tipógrafo, depois revisor, ao mesmo tempo que colabora com artigos de vários jornais da época.
Em 12 de novembro de 1869 casa-se com Carolina Xavier de Novais, portuguesa de boa cultura, irmã do poeta Faustino Xavier de Novais, amigo de Machado.
Em 1873 é nomeado primeiro oficial da Secretaria de Estado do Ministério da Agricultura, Comércio e Obras Públicas. Como servidor público, teve uma carreira meteórica que lhe deu tranquilidade financeira; já em 1892 era Diretor-Geral do Ministério da Aviação.
Em 1897 Machado é eleito presidente da recém-fundada Academia Brasileira de Letras (também chamada "Casa de Machado de Assis"), concretizando o velho sonho de reunir a elite dos escritores da época em um fechado clube literário.
Após a morte de sua esposa, o romancista raramente saía; sua saúde, extremamente abalada pela epilepsia, por problemas nervosos e por uma gaguez progressiva, contribuía para seu isolamento.
Morre em 1908, a 29 de setembro, em sua confortável casa do Cosme Velho.

Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 122-123)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.