10 de janeiro de 2012

Vinícius de Morais


Marcus Vinícius da Cruz de Mello Morais

A exemplo de Cecília Meireles, o início de sua carreira está intimamente ligado ao neo-simbolismo da 'corrente espiritualista' e a renovação católica da década de 30.
Percebe-se em vários de seus poemas dessa fase um tom bíblico, seja nas epígrafes, seja diluído nos versos. No entanto, o eixo de sua obra logo se desloca para um sensualismo erótico, o que vem acentuar uma contradição entre o prazer da carne e a formação religiosa; destaque também para a valorização do momento, para um acentuado imediatismo - as coisas acontecem 'de repente, não mais que de repente' -, ao mesmo tempo em que se busca algo mais perene.
Desse quadro talvez resulte outra constante em sua poética: a felicidade e a infelicidade. A temática social também aparece em poemas de Vinícius, os quais lograram obter o mesmo grau de popularidade que suas composições voltadas para o amor, como é o caso de 'operário em construção'.
Também é importante salientar a importante participação de Vinícios na evolução da música popular brasileira desde a bossa-nova, em fins dos anos 50, até os nossos dias.
Nasceu a 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro. Ei-lo segundo suas próprias palavras: 'capitão-do-mato, poeta, diplomata, o branco mais preto do Brasil. Saravá.'
Morreu a 9 de julho de 1980, no Rio de Janeiro.


Fonte: NICOLA, José de. Literatura Brasileira: das origens aos nossos dias. São Paulo: Editora Scipione, 1990. (Página 271-272)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.