31 de maio de 2015

Idolatria

Idolatria




Já me perguntaram se a Bíblia ensina a não adorar imagens. Nós dizemos, ensina. Em vários versículos acrescentados ao final da página você poderá ler em várias referencias a vontade de Deus a respeito de nossa adoração, única e exclusiva a Ele.

Um exemplo que temos é a família de Jacó, filho de Isaque e, neto de Abraão. Raquel, esposa de Jacó, furtou os ídolos do lar que pertenciam a seu pai E Deus não se agradou da atitude dela. Ela não procedeu bem ao fazer isso.

19 E havendo Labão ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Raquel os ídolos que seu pai tinha. Gênesis 35.19
Deus tinha um plano para esta família. Veja que as benção decorrentes da obediência produz bons frutos. O sofrimento que havia naquele lar só poderia ser solucionado com a intervenção do Senhor. Através da atitude de Jacó, sua família foi abençoada.

Viu também Jacó o rosto de Labão, e eis que não era para com ele como anteriormente.
E disse o Senhor a Jacó: Torna-te à terra dos teus pais, e à tua parentela, e eu serei contigo.
Então mandou Jacó chamar a Raquel e a Lia ao campo, para junto do seu rebanho,
E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai não é para comigo como anteriormente; porém o Deus de meu pai tem estado comigo;
E vós mesmas sabeis que com todo o meu esforço tenho servido a vosso pai;
Mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém Deus não lhe permitiu que me fizesse mal.
Gênesis 31:2-7
O resultado foi positivo. Para viverem uma nova vida havia novas regras. Deus havia instruído a Jacó o que ele e sua familia deveriam fazer para achar graça diante dos olhos do Senhor. Veja:
Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes.
E levantemo-nos, e subamos a Betel; e ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, e que foi comigo no caminho que tenho andado.
Gênesis 35:2,3


Você pode se perguntar: mas o que é imagem? Certa vez ouvi que os santos, de forma em geral, são apenas uma forma de representação tal qual uma foto. Mas não se inclina diante de uma foto, não é verdade?! Por mais que seja querido, isso não pode ser.
Mas, verdade seja dita, isso não agrada a Deus. Milhares de pessoas se prostam diante de altar cujo centro de devoção é um santo ou uma imagem. Dentre diversos tipos encontramos: Imagens de escultura, madeira, gesso, entre outros e/ou, fundida, No livro de Deuteronômio, Capítulo 4, versos 15 ao 19 diz:

Dt 4.15-19 Guardai, pois, com diligência as vossas almas, porque não vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo; para que não vos corrompais, fazendo para vós alguma imagem esculpida, na forma de qualquer figura, semelhança de homem ou de mulher; ou semelhança de qualquer animal que há na terra, ou de qualquer ave que voa pelo céu; ou semelhança de qualquer animal que se arrasta sobre a terra, ou de qualquer peixe que há nas águas debaixo da terra; e para que não suceda que, levantando os olhos para o céu, e vendo o sol, a lua e as estrelas, todo esse exército do céu, sejais levados a vos inclinardes perante eles, prestando culto a essas coisas que o Senhor vosso Deus repartiu a todos os povos debaixo de todo o céu. 

As referências a seguir foram digitadas na sequencia dos livros na Bíblia. Se você deseja conhecer mais sobre o que a Palavra do Senhor diz, a respeito de adoração a imagens, leia:

Ex 20.4 Não farás para ti imagens de escultura...

Ex 20.23 Não fareis deuses de prata...

Ex 22.20 Quem sacrificar aos deuses...

Ex 34.17 Não farás para ti deuses fundidos...

Lv 19.4 Não vos virareis para os ídolos...

Lv 20.4 E, se o povo da terra de alguma maneira esconder os olhos para não ver esse homem, quando der de seus filhos a Moloque, e não matar,

Lv 26.1 Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantarei imagens de escultura...

Lv 26.30 Destruirei os vossos altos, derrubarei as vossas imagens do sol, e lançarei os vossos cadáveres sobre os destroços dos vossos ídolos;

Dt 4.23 mas eu tenho de morrer nesta terra;não poderei passar o Jordão; porém vós o passareis, e ossuireis essa boa terra.

Dt 5.8 Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;

Dt 7.5 5 Mas assim lhes fareis: Derrubareis os seus altares, quebrareis as suas colunas ... e queimareis a fogo as suas imagens esculpidas.

Dt 25.26 As imagens esculpidas de seus deuses queimarás a fogo; não cobiçarás a prata nem o ouro que estão sobre elas, nem deles te apropriarás, para que não te enlaces neles; pois são abominação ao Senhor teu Deus. Não meterás, pois, uma abominação em tua casa, para que não sejas anátema, semelhante a ela; de todo a detestarás, e de todo a abominarás, pois é anátema.

Dt 27.15 Maldito o homem que fizer imagem de escultura..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.