6 de setembro de 2015

A formação da Grécia Antiga

Os gregos

A democracia e a cidadania são duas importantes heranças deixadas pelos gregos para o mundo contemporâneo.

Quando você ouve a palavra democracia, o que vem à sua mente? Se você disse algo parecido com o "direito de voto" ou a "liberdade de expressão", parabéns!

Agora, pense: de que maneira nós participamos da política e das questões relativas aos negócios do Estado?

A Grécia antiga localizava-se no sudeste da Europa, na bia oriental do mar Mediterrâneo, entre os mares Egeu e Jônio. Seu território era constituído por três partes: a continental, a peninsular e a insular. Peninsular é definido como uma quantidade de terra cercada de água por todos os lados, com exceção de um, que a liga a uma porção de terra maior. Insular se refere a uma região formada por uma ilha ou grupo de ilhas.

A formação da Grécia Antiga

Veja o mapa a seguir:


  1. Localize no mapa onde se encontram os "Eólios".
  2. Localize no mapa onde se encontram os "Jônios".
  3. Localize no mapa onde se encontram os "Dórios".
  4. Localize no mapa onde se encontram a "Civilização Minoica".
  5. Localize no mapa onde se encontram o "Centro de difusão da sociedade aquela"


Aspectos da cultura grega

Apesar da autonomia das cidades-Estado e das diferenças entre elas, é importante destacar algumas características comuns: a língua e a religião. O politeísmo é a adoração a uma série de deuses e deusas. Apesar de cada cidade privilegiar o culto a um(a) ou outro(a) deus(a) especifico(a) havia deuses cultuados por todas. Além do culto a deuses comuns, os rituais praticados nas diversas cidades-Estado também se assemelhavam.

Ao contrário dos egípcios, os deuses gregos apresentavam características humanas, tanto na forma física como no comportamento e nos sentimentos. Sentiam  ira, ciúme e outras emoções. Os gregos acreditavam que nas origens de sua história viveram pessoas nascidas da união de um deus com um mortal. Eram os semideuses, também chamados de heróis, que distinguiam por ações extraordinárias, feitos e proezas que estavam acima da capacidade de qualquer mortal.




Com relação aos períodos históricos, costuma-se dividir em cinco períodos:
(1) Micênico. [Século XVIII a.C.  à  XII a.C.]
(2) Pós-micênico. [Séculos  XI a.C.  à  IX a.C.]
(3) Arcaico. [Séculos  VIII a.C.  à  VI a.C.]
(4) Clássico. [Séculos  V a.C.  à  IV a.C.]
(5) Helenístico. [Séculos  IV a.C.  à  I a.C.]

Com isto, veremos uma ilustração a respeito das principais cidades e territórios colonizados durante o Século VIII a.C. ao VI a.C.

A primeira legenda, o quadrado laranja, representa os territórios colonizados. A segunda legenda informa as cidades-Estado e, a terceira legenda representa as maiores colonias.

Arquitetura, escultura e pintura

A principal inspiração dos gregos eram os deuses e os heróis. Em homenagem a eles, foram construídos tempos em todo o mundo grego.

Escultura


Pintura



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, escreva seu comentário aqui.